12/02/2024

A Importância do ESG no Contexto da Inovação

Em um mundo dinâmico e desafiador, em que a tecnologia assumiu um papel de avanço e de nos sentirmos sempre atrasados em relação às mudanças, o elo entre os princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e a inovação desenham um futuro promissor para as empresas modernas. Muito se fala sobre sustentabilidade, que podemos considerar fazer o que precisa ser feito sem comprometer o futuro das próximas gerações. Neste contexto, a inovação atua na transformação necessária para construir esse novo espaço.

É necessário, para isso, desmistificar as letras do ESG e alinhar seu respectivo encontro com a inovação; e entender que a importância não é sobre a ordem das letras e sim sobre o propósito de cada empresa.

Independentemente do tipo de segmento, todo negócio começa com uma governança estruturada, sendo o G do ESG. A busca por contratos inteligentes e fornecedores alinhados com o propósito da empresa não apenas otimizam processos, mas asseguram uma gestão transparente e ética. A inovação na governança não é apenas uma adaptação às regulamentações em constante evolução; é um investimento no fortalecimento da confiança dos stakeholders.

A vertente social do ESG destaca o foco nas pessoas. Pode-se falar, nesse âmbito, sobre questões de saúde e bem-estar das pessoas envolvidas na operação, ações sociais para a comunidade externa, práticas inclusivas com foco na diversidade. O social tem um papel importante, porque impulsiona a criatividade e a produtividade quando é visto com um olhar mais atento e cuidadoso. É o pilar do ESG que inspira cuidados de pessoas para pessoas, porque diz respeito à cultura empresarial. 

Por sua vez, a dimensão ambiental do ESG coloca a sustentabilidade no centro das operações corporativas e é importante ressaltar que toda atividade gera um impacto para o meio ambiente. A grande questão é que aspectos ambientais estão regularizados, não sendo possível abrir uma empresa e operá-la sem o mínimo, como a preocupação com o descarte de resíduos, reutilização de água e redução das emissões de gases de efeito estufa. Nesse pilar, podemos discorrer sobre as inovações tecnológicas, como monitoramento ambiental, que reduzem o impacto ambiental e fortalecem a operação do negócio. Empresas que visam ao meio ambiente são bem vistas pelos consumidores, mas precisam cuidar para não esbarrar no greenwashing¸ o famoso marketing verde.
 
Inovação não é apenas tecnológica e disruptiva, é melhoria contínua. ESG é uma visão macro do negócio, onde práticas inovadoras se encontram. No mercado atual, são diferencial competitivo; a médio e longo prazo, uma necessidade.

Profissionais do ESG, como advogados, engenheiros, contadores e a área de recursos humanos, têm papel central na construção de um futuro que harmoniza negócios, meio ambiente e responsabilidade social. Nossa responsabilidade transcende a representação legal; moldamos uma narrativa jurídica que não apenas interpreta a lei, mas inspira mudanças, construindo um legado sustentável.
 
Gostou do artigo? Compartilhe!
Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão de assunto? Entre em contato com a gente pelo contato@digialogos.com.br

Sobre a autora:

Paula De Marco

Engenheira Química pela Universidade de Caxias do Sul, Pós graduada em meio ambiente e sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas, Auditora da NBR ISO 14001:2015, MBA em andamento em ESG na Prática pelo IPOG, Diretora Franqueada da Químea Inteligência Ambiental
 


 
Por Paula De Marco

Publicado em 12/02/2024 às 09:23

Topo