28/07/2023
Barbie, do meme ao mundo
Em julho de 2023, a história da boneca mais amada do planeta ganhou vida (literalmente) de uma forma que ninguém imaginava. O novo filme de live action da Barbie mostrou para o que veio e rendeu muitos frutos a partir de uma estratégia relativamente inusitada.
O movimento de divulgação do filme começou como qualquer outro, soltando teasers e fotos nas redes sociais, fazendo eventos de lançamento e assim por diante. Mas, por mais que se fale que tudo tenha sido minuciosamente orquestrado, nenhum expert em marketing no mundo poderia ter previsto o impacto que um meme poderia trazer para a divulgação do longa.
Aconteceu que o filme Oppenheimer também tinha sua estreia marcada para o mesmo dia da Barbie. Oppenheimer se baseia em uma história real dos cientistas que trabalharam no projeto de desenvolvimento da bomba atômica, com a temática mais séria e sombria. Já o filme da Barbie é um live action de um brinquedo de criança, colorido e divertido. Nesse contraste, a internet não teve limites, entre se posicionar de algum lado, foi a zoeira que saiu ganhando.
As pessoas, então, começaram a construir uma rivalidade curiosa entre os filmes, criando memes divertidos e alavancando cada vez mais a divulgação dos dois longas. Para se ter uma noção, o termo “Barbenheimer”, trocadilho com os nomes dos filmes, reúne mais de 110 milhões de visualizações no TikTok. Todo esse movimento é tão bizarro e difícil de acreditar que se tornou genial.
A partir dessa comoção mundial inédita, fruto de uma brincadeira na internet, Oppenheimer já arrecadou US$ 171 milhões em bilheteria, em compensação a Barbie já ultrapassou US$ 335 milhões e conquistou o pódio de filme número um do ano e, com certeza, até os fãs da boneca Susi. Detalhe, o movimento não só impactou os cinemas, mas o comércio de todo o mundo.
Além da multidão de pessoas vestindo a paleta completa da cor rosa no shopping, o comércio carioca de brinquedos já registrou aumento das vendas de 30% a 50% em suas lojas. Até os pequenos negócios inovaram, uma pizzaria da Paraíba, por exemplo, inventou uma pizza com a massa cor de rosa que é entregue em uma caixa personalizada da Barbie.
Todo mundo resolveu entrar na onda para garantir a sua fatia de atenção do consumidor, já que os movimentos da internet viralizam na mesma rapidez que desaparecem. Por trás disso, percebe-se como o comportamento das pessoas é completamente influenciado por uma simples postagem, por uma piada, por um comentário e o impacto disso tudo na sociedade. Estudiosos classificam esse fenômeno como o efeito manada e está intimamente ligado ao “fear of missing out” (tradução livre: medo de ficar de fora) que tem crescido muito com a utilização exacerbada das redes sociais. Classificada também como uma fobia, ela gera reflexos psicológicos negativos especialmente em jovens que sentem a necessidade de permanecer 24 horas por dia atualizados sobre as tendências na internet.
Para além do meme, muitos falam que a estreia foi um escape necessário das pessoas depois de tantas notícias tristes e perturbadoras que tivemos que enfrentar nos últimos anos, como a pandemia, a guerra na Ucrânia e outros conflitos políticos eleitorais. E, quando finalmente a data de lançamento chegou, o mundo inteiro estava envolvido em uma atmosfera de festa e celebração.
Assim, esse marco histórico no marketing cinematográfico que gerou movimentos mundiais provou muitas coisas para nós. Uma delas é que, não importa quantos anos de mercado você tenha, adequar-se a ele é primordial para sua sobrevivência. E outra é que o alcance da internet é infinito, para o bem ou para o mal, mesmo gostando ou não.
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Por Júlia Bossardi Premaor
Publicado em 28/07/2023 às 15:22